Atividades-sobre-reciclagem

As atividades de reciclagem na escola

A reciclagem é muito importante para a construção da cidadania, assim como devemos orientar nossos alunos a cuidar das plantas e da natureza, devemos orientar que cuide do lixo que produzem. Visitando o site da revista Nova Escola, encontrei uma reportagem sobre os planos de aula sobre reciclagem de lixo. É importante que seja trabalhado em aula, não apenas o tempo que um determinado material leva para decompor-se na natureza, mas também, a forma de aproveitamento - como mostra na reportagem, cada material e quantidade, serve para alguma coisa, mas onde esse material ganha destino? Nos galpões de reciclagem, onde são separados por tipo e cor. Uma possível visita à um galpão de reciclagem, possibilita que os alunos concretizem a reciclagem, trazendo mais conhecimento sobre o assunto e percebendo o trabalho que dá para separar materiais. Através desta percepção, é possível que os alunos criem o hábito de separar o lixo em suas casas, pois a reciclagem é importante também no lugar onde produzimos mais lixo (em casa).

O que é bem interessante de pesquisar e descobrir é que um tipo de material pode ser subclassificado, como o plástico que costumamos ver o símbolo de material reciclável e um código, mas não sabemos o significado. Um lugar interessante para a pesquisa é um site de curiosidades onde mostra o que quer dizer este símbolo. Também podemos refletir sobre a quantidade de papéis que depositamos no lixo, pois cerca de 40% do lixo produzido nas cidades, é composto por este material.  O papel é o melhor material para ser reaproveitado em sala de aula, através da reciclagem caseira. Existe a receita que ensina a realizar este processo, que é bastante simples e desenvolve o compromisso nas crianças.

Durante uma pesquisa, conheci um site que falava sobre artesanato com papel, esta atividade além de desenvolver  habilidades como a coordenação motora e a criatividade, pode gerar uma fonte de renda para as famílias dos alunos. Principalmente com o uso do jornal, pois pode-se construir diversos objetos de decoração que sempre chamam a atenção pela criatividade e beleza.