Comentários Tatiani Roland da Sala Verde

Comentário da Colega Professora Tatiani Roland, que trabalha na Sala Verde de Alvorada

Olá queridos, o trabalho de vocês é uma proposta que levará certamente a reflexões mais profundas. Estive dando uma viajada pelos links e como tenho conversado com o Artur, muitos erros aparecem em relação às terminologias usadas. E não deveria parecer uma bobagem ou descaso. Só o fato de reproduzirmos e nomearmos as ações e os materias de forma errônea causa um problemão de falta de comunicação quando colocamos as coisas em prática.

Falar em lixo já é motivo de grandes discussões. Lixo é algo absolutamente descartável, é rejeito! Tudo aquilo que podemos reciclar ou reutilizar não é mais lixo e deveria ser respeitado como tal, assim sendo temos os resíduos sólidos ou líquidos no caso do óleo de cozinha que na verdade reaproveitamos para transformar em um novo produto e não em óleo novamente. Reciclar é reiniciar a proposta, voltar à matéria de forma que o vidro seja um novo vidro ou que o plástico seja reciclado e se transforme em matéria prima até para se fazer blusões!

Por isso fiquei tão preocupada com a enquete porque a reciclagem é um processo industrial. Na escola não reciclamos nada (a não ser quando o fazemos com o papel), na escola separamos os resíduos, reutilizamos, reaproveitamos e aprendemos a preciclar (que é um termo que deveria ser mais usado no lugar de reciclar). Nosso papel é importantíssimo. Se juntamos materiais recicláveis como papel, papelão, vidro, metal, plástico, etc, para vendermos estamos sim auxiliando, porém não reciclando.

Estou super curiosa para ver o que vai dar a enquete e queria saber de todos aqueles que votaram no "sim, faço reciclagem na escola" o que eles reciclam ou como o fazem... Dá pano pra manga.

Como disse ao querido Artur, tenho bastante material para contribuir, nossa equipe está à disposição e quaisquer coisitas mais podem passar no projeto da Coca-Cola e resolvemos tudo com um copo bem gelado!!!

Milhões de beijos para meus amados de coração Artur e Aninha.

Tati Roland

Centro de Educação Ambiental Sala Verde

Nádie Christina Ferreira Machado-Spence said

at 5:59 pm on Jan 30, 2009

Oi pessoal!!!

Estou achando ótimas essas trocas de conhecimentos e experiências. Vou reforçar o convite da Tatiani para vocês visitarem o Projeto Coca-Cola. Como ando circulando por todos os espaços, sou até suspeita para falar, mas elas estão fazendo descobertas muito interessantes e bem humoradas sobre o assunto e vale a pena conferir!!!
Unindo as temáticas e debates, recentemente vi num programa de TV uma senhora que utilizava latinhas de refrigerante para fazer panelinhas, cheias de detalhes. Um exemplo de habilidade e criatividade. Vocês viram a matéria? Se quiserem dar uma olhada o endereço é: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM949306-7822-PANELINHAS+DE+LATA,00.html
Me ajudem a compreender os conceitos. O que a apresentadora falou é correto? A Hermelinda faz "[...] lixo virar arte"? As latinhas eram lixo?
A artesã diz que faz reciclagem... Se compreendi bem, o que a Tatiani, disse não é. E agora? Vocês me ajudariam a compreender esses conceitos? Que outros conceitos poderiam ser extraídos dessa matéria? Será que matérias como essa contribuem para a compreensão sobre os conceitos de reciclagem, lixo e reaproveitamento. O que vocês acham?
Deixo o convite para os dois grupos se manifestarem...
Grande abraço a todos e bom final de semana!!!
Profa. Nádie