Reciclagem -papel fundamental da Escola

Reciclagem - Papel Fundamental da Escola

A questão ambiental é um tema muito importante que deve ser discutido por todos os segmentos da sociedade.O acúmulo de lixo nas cidades é, sem dúvida, um dos grandes problemas ambientais  atuais.

A escola, por sua vez, sendo formadora de opiniões, deve abordar o problema do lixo através do desenvolvimento de atividades que busquem uma reflexão, uma maior participação e , acima de tudo, comprometimento e mudanças de atitudes, valorizando dessa forma e respeitando a natureza e o meio ambiente. sendo assim, as escolas, que por sua vez cumprem um papel fundamental, de formar cidadãos críticos e formadores de opiniões, devem no próprio ambiente escolar buscar desenvolver algumas atividades que propiciem essa mudança e uma maior conscientização da comunidade, através de oficinas, por exemplo, que podem ser oferecidas a toda comunidade escolar, como oficinas de : coleta seletiva, meio ambiente, cultivo de plantas, higiene individual e do ambiente,alimentação saudável, saúde, construção de brinquedos com material reciclado, etc.

Os Parâmetros Curriculares Nacioanais(PCNS) refletem a visão de que " aprendizagem de valores e atitudes pouco explorada do ponto de vista pedagógico. Há estudos que apontam a importância da informação como fator de transformação de valores e atitudes.Conhecer os problemas ambientais e saber de suas consequências desastrosas para a vida humana é importante para promover uma atitude cuidado e atenção a essas questões, valorizar ações preservacionistas e aquelas que proponham a sustentabilidade como princípio para a construção de normas que regulamentem as intervenções econômicas." (MEC,1997 ).Para isso, é necessário que,mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores. E esse é um grande desfio para a educação!

Talita Belardo

Como foi comentado pela colega Talita, a escola auxilia na formação de conceitos e opiniões, por isso, sempre defendo que é a partir da prática de separar o lixo na escola que começamos a mostrar que se torna um hábito simples. Muitas pessoas têm o costume de usar como argumento o espaço que se ocupa tendo duas lixeiras, mas devemos ter consciência de que nem tudo é fácil.

A escola deve sim propor atividades onde o lixo deva ser reaproveitado e até mesmo

ensinando a criar uma nova fonte de renda, mas este conceito de preservação ambiental deve ser seguido para nos momentos em que não estão na escola e é com estes momentos que eu, como professora, me preocupo, já que estamos contribuindo para a formação de cidadãos. Neste caso, podemos propor de realizar trabalhos de conscientização com as famílias, podendo inclusive, mostrar um documentário bastante conhecido chamado Ilha das Flores que foi produzido no ano de 1989 e foi reapresentado no sábado, 07 de fevereiro, na RBS TV.

Já havia tido a oportunidade de assistir este filme há alguns anos, porém neste dia, quando foi reapresentado na TV, tive um outro olhar sobre o tema e creio que, com este material, é possível sensibilizar muitas pessoas sobre o que se faz com seu lixo e as condições que vivem as pessoas que precisam do lixo para viver, mostrando a importância, mais uma vez, de separar nosso lixo, até mesmo por questão de solidariedade com aqueles que irão procurar por algo nele.

Veja um depoimento de Jorge Furtado sobre o filme em

ILHA DAS FLORES                                                     Ana Maria

Nádie Christina Ferreira Machado-Spence said

at 3:58 am on Feb 5, 2009

Oi Talita!

Que bom que já iniciaram as tuas contribuições para o PA. Achei interessante a proposta de oficinas. O que os demais componentes pensam? Que outras propostas poderiam ser feitas?
Um carinhoso abraço e até breve!
Profa. Nádie